A carregar Eventos
Este evento já decorreu.
A ECONOMIA CIRCULAR, OS LABORATÓRIOS E A SUSTENTABILIDADE | 26 de Maio | 15h00

Informação disponível em Relacre – Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal

Enquadramento

A Comissão Europeia apresentou em 2020 o Pacto Ecológico Europeu contendo as linhas orientadoras para uma transição justa e inclusiva que permita que a Economia da UE seja sustentável. As ações propostas pretendem ter um elevado impacto Económico e Social traduzido numa estratégia que visa enfrentar os desafios do Clima e do Ambiente, destacando-se neste contexto a importância da biodiversidade associada à redução da poluição e a utilização eficiente dos recursos promovendo uma transição para uma Economia limpa e circular.

A Economia Circular representa uma parte substancial desta estratégia, incorporando a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e de energia e o desenvolvimento de novos produtos e serviços economicamente viáveis e tecnologicamente eficientes. Esta evolução introduz desafios para os intervenientes das cadeias de valor, onde se incluem os Laboratórios Acreditados, os quais têm um papel fundamental ao permitirem assegurar aos consumidores e aos cidadãos a segurança e a qualidade dos produtos e serviços que se encontram no mercado.

Objetivos
Promover um espaço de reflexão sobre as expectativas, a natureza dos desafios e as abordagens que se apresentam no contexto da Economia Circular, procurando trazer ao debate perspetivas de Oradores associados a diferentes áreas da Economia e da Acreditação, de forma a contribuir para que a comunidade de Laboratórios possa desenvolver uma melhor perceção e construir um modelo de atuação futura favorável à competitividade nacional.

 

Go to Top